Menu fechado

Como as empresas podem ajudar na ergonomia de quem trabalha em pé

Algumas profissões exigem que os trabalhadores passem muitas horas em pé, seja atendendo o público ou fiscalizando a segurança da região. Apesar de ser necessário ficar todo esse tempo nesta posição, isso pode prejudicar a circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores, o que pode causar danos maiores às articulações.

Entre esses profissionais, é comum encontrar queixas como dores nos tornozelos, nos pés e até mesmo nas costas, mostrando que a qualidade de vida dos colaboradores é prejudicada. Dentro da empresa, isso também pode diminuir a produtividade, além de causar problemas como acidentes ergonômicos e absenteísmo.

De acordo com a CLT, no artigo 199, parágrafo único, há uma determinação para que os empregados que trabalham em pé tenham à sua disposição alguns assentos, que devem ser utilizados durante as pausas que o serviço permite. No entanto, é possível ir além e oferecer melhores condições.

Apoio para os pés

Nem todo trabalho pode ser feito com calçados mais confortáveis e que diminuam o impacto. Nos casos em que isso não pode ser feito, utilizar um apoio para os pés pode ajudar a conseguir uma postura mais adequada, evitando dores e má circulação.

Para conseguir esse efeito, o apoio deve ser utilizado revezadamente entre os pés, garantindo que o peso não esteja todo o tempo sobre o mesmo pé e facilitando a circulação sanguínea.

Banco semi sentado

Os trabalhadores que devem estar em pé podem contar com o banco semi sentado como um equipamento ergonômico aliado, pois a posição evita que a postura do funcionário prejudique seu bem-estar. Nesse modelo de banco, as nádegas ficam apoiadas no assento, enquanto o trabalhador permanece em pé.

Por conta da altura do banco, há uma diminuição significativa na pressão sobre as pernas, melhorando a circulação e prevenindo dores.

Tapete antifadiga

Para as situações em que não é possível utilizar um mobiliário adequado para melhorar o bem-estar dos colaboradores, há a opção de usar o tapete antifadiga, outro importante aliado da ergonomia nos locais de trabalho.

O tapete antifadiga é produzido em material macio, que reduz o impacto do peso do corpo sobre o chão, diminuindo também os danos nas articulações e na circulação. Além disso, ele possui maior aderência, evitando as quedas no local em que for instalado.

Fonte: Portal Comunidade Sebrae