Menu fechado

Liderança empreendedora: é possível desenvolver habilidades e competências para inspirar, motivar e engajar equipes

Empreendedores são, na maioria das vezes, seres solitários. Quem empreende precisa encarar grandes desafios, tomar decisões difíceis, correr riscos, aguentar firme longas jornadas de trabalho diário, entre outras tarefas cotidianas.

Ansiosos para atender a todas as demandas e ainda gerar resultados, muitos empresários acabam negligenciando o relacionamento com suas equipes, clientes e fornecedores. O resultado é o isolamento na empresa.

A Probo Contabilidade chama a atenção para a importância de investir nas relações com as pessoas e destaca o tema da liderança empreendedora. Desenvolver habilidades e competências de liderança é fundamental para o empreendedor que planeja potencializar o desempenho de seus colaboradores e conquistar a excelência no atendimento ao cliente.

Liderar e empreender

A princípio, os termos liderar e empreender parecem ter o mesmo significado. Mas são duas ações distintas. O líder precisa ter habilidade, competência e muito carisma para motivar, inspirar e engajar pessoas. O empreendedor deve ter visão de negócios, estabelecer metas e trabalhar para colocá-las em prática.

Atualmente, para ter sucesso no mundo dos negócios, essas duas ações devem caminhar juntas. Para aqueles empreendedores que não possuem habilidade para liderar, a dica é investir na formação e no desenvolvimento dessa competência.

É por meio da liderança eficaz que se constrói equipes motivadas e engajadas em conquistar os objetivos da empresa. O pequeno empreendedor, que divide seu tempo entre resolver as demandas diárias e buscar bons resultados, deve abrir espaço para assumir a responsabilidade de fazer mais pelas pessoas, aprimorando a sua liderança.

Esforço constante

Para o britânico Simon Sinek, um dos maiores especialistas em liderança e comportamento organizacional da atualidade, liderar não é um privilégio, mas uma missão que exige esforço constante.

No seu livro “Líderes se Servem por Último”, o autor afirma que “a liderança não é a licença para fazer menos; é a responsabilidade de fazer mais”. Para Sinek, liderar é ir além das métricas imediatas e construir ambientes onde equipes se sintam seguras para colaborar e inovar.

Sinek acredita que há traços biológicos que podem influenciar o surgimento de novas lideranças. Mas eles não são decisivos na construção de um líder. O autor destaca: “O cargo não é o que torna alguém um líder. Liderança é a escolha de servir aos outros com ou sem qualquer posição formal”.

Para se tornar uma grande liderança, é preciso ser um eterno aprendiz, afirma o autor. Para guiar e inspirar outros, é preciso investir no próprio desenvolvimento. Sinek destaca que liderar é uma jornada contínua de crescimento.

Ser exemplo

Para o autor deste best-seller, há princípios que são fundamentais para aperfeiçoar a liderança e criar impacto duradouro na equipe. Entre os pontos de destaque citados por Sinek está o modo de agir do líder. Para ele, liderar é dar exemplo.

O líder deve assumir responsabilidades antes de cobrar resultados de sua equipe. Precisa estar na linha de frente, mostrando como se faz. Não há resultado positivo quando você cobra algo de seus colaboradores que você mesmo não está disposto a fazer.

Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade

A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.