Com 2025 batendo à porta, é hora do empreendedor fazer um balanço do ano que passou e planejar o novo período que se inicia. Vale a pena, mesmo em meio à correria de final de ano, reservar um tempo para identificar o que funcionou e o que precisa ser melhorado no seu negócio.
Adaptar estratégias que não trouxeram retorno e antecipar mudanças são ações importantes para transformar desafios em vantagem competitiva. Para isso, é importante analisar o ambiente de negócios, conhecendo o mundo dentro e fora da sua empresa.
A Probo Contabilidade destaca algumas das principais tendências do empreendedorismo para 2025. Temas que abordam as novas formas de consumo, os diferentes tipos de mercado, as mudanças econômicas, sociais e ecológicas que alteram a forma de fazer negócio.
Experiência do cliente
Todo empreendedor sabe da importância do cliente e busca diariamente melhorar o seu atendimento. Afinal, a fidelidade da clientela é um ponto essencial à toda trajetória de quem iniciou muito pequeno e conseguiu avançar no mundo do empreendedorismo.
Diante de todas as mudanças trazidas pelo universo digital e pelas novas formas de consumo, é fundamental estar atento às novas tendências para conhecer melhor o seu público e, desta forma, oferecer uma experiência memorável ao seu cliente.
Consumidores mais conscientes quanto ao impacto social e ambiental têm escolhido empresas que priorizem esses temas. Práticas sustentáveis e iniciativas voltadas à diversidade e inclusão podem fazer a diferença no cotidiano dos pequenos empreendimentos e ajudar a transformar um consumidor comum em um cliente fidelizado.
Economia circular
Um dos temas mais relevantes do momento, a economia circular é assunto desconhecido por 83% dos pequenos negócios. Os dados fazem parte de uma pesquisa lançada pelo Sebrae intitulada “Engajamento dos pequenos negócios brasileiros às práticas de economia circular”. O estudo mostrou que apenas 17% desses empreendedores têm conhecimento sobre o tema.
Economia circular significa reaproveitar recursos, prolongar a vida útil dos produtos e minimizar resíduos. É o oposto do modelo linear de “extrair, produzir e descartar”. A adoção de um modelo de negócio circular leva a empresa a inovar e buscar soluções criativas para a reutilização e reciclagem de materiais.
Ao inovar e buscar soluções criativas para a reutilização e reciclagem de materiais, as pequenas empresas podem se beneficiar da economia circular reduzindo custos, ganhando novas fontes de receita, aumentando a eficiência e ajudando a diferenciar a empresa no mercado.
Economia de compartilhamento
O consumo consciente impulsionou o termo compartilhamento. Pessoas e empresas têm priorizado o “acesso” no lugar da “posse”. Essa é a definição de economia compartilhada, um conceito onde há troca de bens e serviços entre indivíduos e empreendimentos visando um modelo baseado no engajamento e colaboração.
Pequenos negócios que adotam esse modelo conseguem reduzir seus custos operacionais ao compartilhar espaços de trabalho, equipamentos, veículos, entre outros bens e serviços. A economia de compartilhamento também incentiva o networking entre as empresas e facilita parcerias que podem beneficiar os negócios.
Helio Pedro da Silva, economista e sócio-fundador da Probo Contabilidade
A Probo Contabilidade é um escritório especializado nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de legalização. Tem sua trajetória de mais de trinta anos de atuação construída por meio de um trabalho focado na excelência dos serviços prestados a seus clientes.