Pagamento contempla contribuintes prioritários e quem regularizou pendências na malha fina
A Receita Federal liberou na última sexta-feira (28) o lote residual da malha fina do Imposto de Renda (IR) para cerca de 106 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. A autarquia irá liberar um total de R$ 314,38 milhões.
Deste montante, R$ 211,85 milhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade no reembolso. Estão na lista:
– 60.333 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida;
– 17.603 pessoas entre 60 e 79 anos;
– 4.272 professores, cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– 3.159 idosos acima de 80 anos;
– 2.505 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os demais 18.047 contribuintes não se enquadram nas prioridades, mas também receberão a restituição neste lote.
Como consultar?
Desde a última sexta-feira (21), a consulta está disponível no site da Receita Federal e os contribuintes podem verificar se a sua restituição foi liberada da seguinte forma:
– Acesse o site da Receita e clique em “Meu Imposto de Renda”;
– Selecione a opção “Consultar a Restituição”;
– Você também pode verificar pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.
Como será o pagamento?
O valor da restituição será depositado na conta bancária informada na declaração do IR ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o depósito não seja feito, por exemplo, devido a uma conta desativada, o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Se o contribuinte se encontrar nessa situação, ele poderá:
– Agendar o crédito para outra conta pelo Portal BB;
– Ligar para a Central de Relacionamento do banco nos números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Ainda assim, se o contribuinte não tiver a sua restituição liberada, é possível que ainda haja pendências na declaração e para conferir, basta:
– Acessar o Portal e-CAC;
– Ir até “Meu Imposto de Renda” e consulte o extrato da sua declaração;
– Se houver erros, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
É importante que o contribuinte fique atento, pois caso o dinheiro não seja resgatado dentro de um ano, será necessário solicitar a restituição no Portal e-CAC, no menu “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Portal Contábeis com informações da Agência Brasil